Cidades

Investigação é aberta após incidente médico no HGE de Maceió

Redação com Ascom 28/03/2024
Investigação é aberta após incidente médico no HGE de Maceió

Em um evento sem precedentes que chocou a comunidade médica e a população de Maceió, Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE) tornou-se o centro das atenções após um grave incidente ocorrido durante uma cirurgia. Um paciente de 71 anos sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus, levando a uma mobilização imediata tanto do corpo médico quanto das autoridades de saúde do estado.

O idoso, que havia sido admitido na unidade no dia 26 de março para tratar uma intercorrência ocular grave, foi submetido a uma cirurgia que envolveu o uso de um bisturi elétrico. Foi durante esse procedimento que ocorreu o acidente, resultando em ferimentos graves. Rapidamente, a equipe médica encaminhou o paciente para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital, onde ele agora recebe cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob a vigilância de uma equipe multidisciplinar dedicada a sua recuperação.

Em resposta ao ocorrido, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tomou medidas imediatas, ordenando a abertura de uma investigação pela Polícia Civil, conforme estabelecido nos protocolos para incidentes dessa natureza. Além disso, a Sesau criou um grupo de trabalho em colaboração com o HGE, visando não apenas a assistência ao paciente e seu núcleo familiar, mas também a manutenção de um relatório diário sobre o progresso do caso.

Simultaneamente, o HGE anunciou o afastamento temporário da equipe médica e dos profissionais envolvidos no incidente, reiterando seu compromisso com a segurança do paciente e a transparência durante a investigação. Esse gesto sublinha a gravidade com que as autoridades e a instituição estão tratando o caso, sinalizando uma revisão minuciosa das práticas e protocolos utilizados no hospital.

Este incidente levanta questões cruciais sobre a segurança dos pacientes e os padrões de cuidados nos hospitais.

À medida que a comunidade aguarda os resultados da investigação, o foco permanece no bem-estar do paciente afetado e na implementação de medidas para prevenir que tais eventos ocorram novamente.

Nota na íntegra: O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que afastou a equipe médica e demais profissionais envolvidos em um lamentável acidente durante uma cirurgia que provocou queimaduras de segundo e terceiro graus em um paciente de 71 anos. O idoso está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para assistência multidisciplinar.

A Secretaria de Estado da Saúde determinou uma perícia da Polícia Civil para investigar o caso, como é o protocolo neste tipo de ocorrência. A Sesau constituiu, também, um grupo de trabalho para, ao lado do HGE, oferecer toda a assistência ao paciente e seus familiares, bem como, apresentar um relatório diário sobre o caso.

O paciente foi admitido no dia 26 de março, com uma intercorrência ocular grave. Após a análise de diversos especialistas e realização de exames, ele foi levado ao Centro Cirúrgico. Após o acidente durante o manuseio do bisturi elétrico, o idoso foi encaminhado para o atendimento de emergência pela equipe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).